8 importantes dicas para se conseguir dinheiro para projetos culturais, em época de crise.

Postado por em set 9, 2015 em Agenda | 1 comentário

Dicas fundamentais para produzir cultura em época de crise

Com a crise econômica diariamente batendo na porta , fica muito difícil não ficar pessimista . O produtor cultural deve refazer seus projetos para esse momento e trabalhar para obter sucesso em conseguir dinheiro para realizar  seus projetos

1.

Diminua em 20% os custos de seu projeto

Existem sempre muitas maneiras de se fazer um projeto. Reveja o seu roteiro e veja o que pode sair sem prejudicar o seu trabalho.  Vamos também refazer o seu orçamento. Vamos começar  reduzindo-o em pelo menos 20%. Sempre podemos reduzir um orçamento em 20%  Busque cortar supérfluos, diminua salários, prazos de realização. Diminua o número de assistentes, reveja alimentação, transportes, Os cenários e arte devem manter a qualidade, mas sem gastos excessivos. Publicidade é um item que se pode mexer

Com seu orçamento reduzido em 20% partimos para os itens abaixo:

.

2

Trabalhe mais no planejamento e pré-produção

Quanto mais trabalhamos na pré-produção, quanto mais dedicarmos tempo para alternativas de locações, cenários, custos, profissionais menos teremos surpresas na hora da produção e mais podemos cumprir com orçamento determinado. Em época de crise não podemos estourar orçamentos

 

3

Tente ter descontos de fornecedores

 

Seus fornecedores de todas as áreas seus atores, músicos e até mesmo os profissionais que não gostam de trabalhar com os valores indicados nas tabelas sindicais sabem que o momento é de crise. Sabem que se quiserem trabalhar devem dar descontos. Tente negociar. Peça descontos,  se você tem dinheiro vivo e pode pagar as vezes a vista você poderá ter grandes descontos. A palavra é negocie. Há muitos fornecedores querendo trabalhar com você.

4

Planeje bem o seu dia a dia

Elabore um cuidadoso plano de trabalho. Plano de pré produção, produção, pos produção, e comercialização.. Vejas as datas que podem apresentar custos maiores como feriados.  Detalhe ao máximo o seu plano de desembolso financeiro. Cheque bem os encargos fiscais e sociais de seu projeto.Procure saber o quanto você vai gastar por semana em cada setor.

5

Tenha uma reserva para emergência

Imprevistos podem acontecer. Quanto mais você aperta o seu orçamento mais chances ele tem de apresentar imprevistos. Então você deve estar preparado para esse momento. Tenha uma reserva de pelo menos 5% para imprevistos. Ou pelo menos saiba aonde buscar caso isso aconteça.

 

6-

Faça muita publicidade na rede

 

Todos nós sabemos hoje operar as redes sociais. Desde o inicio do projeto trabalhe as redes. Faça um Facebook, um Twitter , um Blog, um Site e um Instagram do seu projeto. Publique constantemente  notícias, fotos, entrevistas de atores, Isso ajuda muito na diminuição dos necessários gastos reais com publicidade na época do lançamento.

7-

Buscando o dinheiro

Se você optar pelo processo tradicional de leis de Incentivos você deve abrir espaços em seu projeto para o investidor. Cada vez mais os projetos culturais são peças de merchandising. Isso significa que os investidores querem ter a sua marca dentro do projeto. Cabe a você criar um projeto de captação, onde o investidor possa visualizar a boa utilização de sua marca no projeto. Isso pode ser dentro de um filme, dentro de uma peça de teatro, nas peças publicitárias, na contracapa de um DVD, nos cartazes, em apresentações privadas para clientes, em balões suspensos de propaganda nas festas, etc. etc.

 

Se você opta pelo Crowndfunding, ou financiamento coletivo , você deve sensibilizar as pessoas pela alta importância social de seu projeto. No financiamento coletivo, feito de doações de muitas pessoas, talvez a contrapartida seja um DVD de presente, um livro, ou uma entrada de graça na peça, ou o nome das pessoas nos créditos do filme enfim, aqui também vc tem que pensar em alguma forma de retribuição.

8-

Por fim vá atrás também de permutas e apoios.

Restaurantes, lojas de moveis, companhias aéreas , empresas de transportes, hotéis costumam fornecer serviços ao invés de dinheiro, mas que são muito importantes dentro de um orçamento apertado. Também aqui pense em como retribuir.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar/Favoritos

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>