Captação de Recursos: Patrocínio de projetos em tempo de crise. Crowdfunding

Postado por em abr 4, 2015 em Agenda | 1 comentário

Financiamento público de projetos culturais – Crowdfunding
O ano de 2015 começa com fortes sinais de crise econômica. Essa crise naturalmente irá afetar o lucro das empresas e conseqüentemente a possibilidade delas investir em cultura através das leis de incentivos fiscais.

Encontrar novos caminhos para financiar seu projeto é a saída de todo artista produtor

Uma das janelas de saída desse gargalo é o chamado crowdfunding, ou financiamento coletivo. Já existem no Brasil várias plataformas, ou melhor, sites que são feitos para apresentarem seus projetos, receberem os recursos que viabilizam a sua realização. Eles cobram uma pequena comissão por esse serviço. Se dentro de um prazo estipulado o financiamento não se concluir em sua totalidade, os recursos são devolvidos para quem patrocinou.

É um jogo limpo que tem feito sucesso em todo mundo. Alem do mais, dá muita independência ao realizador, diferente dos projetos financiados pelas leis de incentivos, onde cada valor gasto tem que ser devidamente explicado, trazendo uma grande mão de obra durante toda a produção.

Cada plataforma tem um estilo, um prazo de captação de recursos, um prazo de dias. Existem plataformas também especializadas como em musica, outras em projetos de vídeo e assim por diante.

Na maioria das vezes a captação acontece com as pessoas conhecidas dos produtores e de pessoas que vieram ao site através da divulgação feita por eles.

Sucesso do Projeto

Algumas dicas são fundamentais para o sucesso de seu projeto

1_ Interesse público do projeto

As pessoas gostam de patrocinar projetos que busquem o interesse do grande público

2_Boa apresentação

A boa apresentação é fundamental para a venda de seu projeto. Se você trabalha com arte, tem obrigação de ter um projeto com boa apresentação. Seus possíveis patrocinadores tendem a avaliar seu trabalho pela qualidade de seu projeto de apresentação.

3_ Conteúdo importante

È importante que você defenda a importância cultural de seu projeto. È importante que você demonstre que você e seus parceiros possuem autoridade para realizá-lo, que estudaram, pesquisaram e conhecem bem o que irão fazer.

4_ Plano de divulgação

Divulgar seus projetos é condição fundamental para seu sucesso. Comece com as pessoas amigas, convidando ela a patrocinar seu projeto. Depois peça que seus amigos, através das redes sociais divulguem o seu projeto para os amigos deles.

Já na terceira etapa parta para fazer contato com possíveis patrocinadores. Patrocinadores que você sente que tem algum tipo de elo com seu projeto. Por exemplo, se seu projeto é uma peça de teatro infantil, busque quem faz anúncios para crianças.

Descubra nas empresas quem decide a área de patrocínio e os convide para conhecer o seu projeto

5_ Recompensas

Um plano de recompensas deve estar bem definido em seu projeto. Quem patrocinar ate x$$  tem direito a isso ou aquilo. Já que contribuir com 2 x$$  terá seu nome nos cartazes, ou na capa etc. Já quem contribuir com 3 x$$  terá direito a copias, exibições especiais etc. etc. Não importa qual seja o tipo de projeto que você possui, crie um plano de recompensas para todos seus patrocinadores.

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  1. Temas como produção cultural, captação de recursos, crowdfunding, direitos autorais, merchandising, redes sociais, cinema, vídeo, produção executiva, patrocínio comercial, curta metragem, direito trabalhista, prestação de contas, tecnologias, equipamentos, entre muitos outros são assuntos desse curso : http://cursosraizesculturais.com.br/

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