580 sonham erguer o Kikito no Festival de Cinema de Gramado

Filmes indicados para a 41ª edição do evento serão conhecidos em julho

Tânia Goulart

Foto: Edison Vara/Divulgação

Gramado  – A importância do Festival de Cinema de Gramado fica cada vez mais evidente e, ao chegar à sua 41.ª edição, se reflete em números, ao final das inscrições: este ano 580 filmes buscam erguer o disputado troféu Kikito, superando em 48% a marca de inscritos de 2012.O maior crescimento fica por conta dos curtas- metragens nacionais que chegaram a 406, sendo que no ano passado foram 253. Agora as comissões avaliadoras assistirão aos filmes e selecionarão os indicados, que devem ser conhecidos na primeira semana de julho e que serão exibidos no festival, de 9 a 17 de agosto, no Palácio dos Festivais.
Os organizadores destacam que na categoria longa-metragem as inscrições também surpreenderam – são 117 brasileiros e 50 longas. Já o Prêmio Assembleia de Curtas Gaúchos registrou 72 inscritos. A produção do festival está mais uma vez à cargo da Um Cultural, de Novo Hamburgo, que comemora os números. “Esse é o reflexo de um esforço conjunto para que o Festival de Cinema de Gramado se torne a principal janela do cinema latino-americano”, diz um dos diretores da produtora, Ralfe Cardoso.
Cardoso explica que entre os 117 longas nacionais e 50 estrangeiros, os curadores José Wilker, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho selecionarão até 8 e 7 filmes, respectivamente. Entre os 406 curtas, uma comissão coordenada por Ivonete Pinto, da Associação de Críticos de Cinema do Estado, selecionará em torno de 20 para competirem no festival. Já a comissão indicada para os curtas gaúchos deve escolher aproximadamente 21.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui