Festival Internacional de Curtas em BH tem 2.300 filmes de 85 países

Postado por em set 18, 2012 em Agenda | 0 comentários

Apresentação

A realização do 14º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte pela Fundação Clóvis Salgado é fruto de uma desafiadora e estruturadora política pública de fomento ao audiovisual, coordenada pela gerência de Cinema da Instituição, sob as diretrizes da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Constituído em vários anos de construção e atuação e consolidado com o incessante trabalho de competentes equipes que por aqui passaram ou permanecem, atualmente continua significando uma presença diferenciada e uma importante ação pública do Governo de Minas no calendário oficial brasileiro e internacional de cinema e no âmbito de empreendimentos e investimentos governamentais desse gênero.Com sede histórica no Cine Humberto Mauro – espaço democrático para fruição, conhecimento e formação de público, que promove exibição de conteúdos audiovisuais usualmente não contemplados no circuito comercial –, a iniciativa movimenta a cadeia criativa e produtiva do cinema, possibilitando  o acesso a curtas-metragens de diversos países, a reflexão e o debate sobre as obras, o contato do público com pesquisadores, críticos e realizadores, além de propiciar visibilidade a uma concepção curatorial qualificada. Somente este ano, foram inscritos 2.300 filmes de 86 países para as mostras competitivas.

Obras de grandes nomes do cinema como Ken Jacobs, Apichatpong Weerasethakul, Seoungho Cho, Jean Marie Straub e Jem Cohen comprovam a abrangência e qualidade desta edição, que exibirá mais de 170 filmes da produção mundial. Além das Mostras Competitivas Internacional, Brasil e Minas, integram a programação as mostras paralelas como Movimentos de Mundo, Animação, Infantil, Maldita e, com curadoria especialmente convidada, as  Flores do Underground, Rotterdam e do NIMk (Netherland Media Art Institute). As gratas surpresas de 2012 se dão com a ampliação da Mostra Juventude, devido à qualidade e força dos filmes inscritos, reforçando o empenho desta Fundação na valorização do jovem artista, e com a parceria estabelecida com a Associação Curta Minas na promoção de uma rodada de debates que visa provocar e propor alternativas às possibilidades de distribuição e comercialização do curta-metragem no cenário contemporâneo.

O Festival Internacional de Curtas de BH é dedicado ao público cativo que faz parte da trajetória do Cine Humberto Mauro e aos novos públicos que visivelmente se apropriam desse importante patrimônio da cidade. E, para celebrar este especial momento, o Grande Teatro será palco da cerimônia de abertura do Festival, com a exibição do filme Viagem à Lua, de Georges Méliès, um marco na história do cinema, que terá a trilha improvisada concebida ao vivo pelo renomado artista Arnaldo Baptista.

A Fundação Clóvis Salgado agradece ao Governador Antonio Anastasia e à Secretária Eliane Parreiras pelo apoio incondicional, sem o qual não seria possível o cumprimento de nossa missão.

Tenham uma ótima experiência!

Solanda Steckelberg Presidente da Fundação Clóvis Salgado

Compartilhar/Favoritos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>