Mapa dos Festivais de Cinema no Brasil

Postado por em set 4, 2015 em Agenda | 0 comentários

ANCINE lança Mapa de Mostras e Festivais

A ferramenta terá informações de eventos cadastrados na Agência

Preview

A ANCINE acaba de colocar no ar o Mapa de Mostras e Festivais no Brasil. A proposta desse espaço é reunir os eventos afins, comunicado à Ancine, que acontecem em todo o país durante o ano. A ferramenta será atualizada periodicamente informando os festivais em andamento, os já encerrados no ano e o os futuros eventos.

 

O mapa consolida todas as mostras e festivais informadas à ANCINE para fins de isenção do pagamento de CONDECINE – Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional – em relação às obras exibidas durante o evento.

Para obter o benefício da isenção tributária, é necessário que a empresa ou pessoa física organizadora ou promotora da mostra ou festival comunique previamente a realização do evento à agência, listando as obras audiovisuais a serem exibidas.

No mapa serão indicadas algumas informações dos festivais e mostras, tais como local, datas e o resumo do evento.

“O segmento de Mostras e Festivais é uma das maiores vitrines da produção audiovisual brasileira. É a chance não só de novos realizadores mostrarem seus trabalhos, como diretores já consagrados anteciparem suas obras. Por meio das Mostra e Festivais de Cinema os brasileiros tem acesso ao estado da arte da produção cinematográfica nacional. Com o Mapa queremos dar visibilidade ao importante trabalho realizado por seus organizadores em todo o país”, comentou o diretor-presidente Manoel Rangel.

Conheça o mapa e saiba como registrar seu evento na ANCINE aqui.  

 

 Apresentação

 

O segmento de Mostras e Festivais é, para a Agência Nacional do Cinema, uma das maiores vitrines da produção audiovisual brasileira, e o seu desenvolvimento está previsto nos principais embasamentos legais de atuação da ANCINE.

 

Muitas vezes, as mostras e festivais são a primeira porta de entrada de uma obra audiovisual, além de serem os principais canais de difusão de obras de novos realizadores, de curtas-metragens e de produções nacionais e estrangeiras não exibidas em circuito comercial.

 

Além disso, o estímulo à exibição cinematográfica e a possibilidade de levar o cinema e a produção audiovisual até o público nas cidades mais distantes dos grandes centros são também objetivos de realizadores de mostras e festivais.

 

Dentre as atribuições descritas na Medida Provisória que criou a Agência, nos objetivos estratégicos que norteiam a sua atuação e nas diretrizes de trabalho das diversas áreas da ANCINE, encontra-se o estímulo à realização de eventos que possam disseminar a produção audiovisual em todo o território nacional.

 

O principal objetivo desta ação da ANCINE é ajudar a viabilizar a realização de Festivais e Mostras de iniciativa dos seus produtores, partindo do pressuposto de que, com a chancela do órgão oficial de regulação do mercado audiovisual e com a isenção da CONDECINE para as obras exibidas nos festivais, os eventos possam cumprir melhor o seu papel.

 Como registrar seu evento na ANCINE

 

Considerando a importância estratégica dos festivais e mostras no Brasil, a Agência Nacional do Cinema solicita o fornecimento de informações relevantes que possam subsidiar nossa análise deste importante segmento do setor audiovisual, as quais devem ser requeridas por meio de um formulário.

 

Dessa forma, a ANCINE apresenta os procedimentos para requerimento da isenção da CONDECINE prevista no art. 39, I, da Medida Provisória 2.228-1, de 2001.

 

Nas informações sobre obras audiovisuais que devem ser remetidas, existe um campo para declaração de obras audiovisuais publicitárias, para os casos da isenção prevista nos art. 16, III, e art. 17 da Instrução Normativa nº 95, de 2011, da ANCINE.

 

Passo a passo para registro e obtenção da isenção da CONDECINE
Formulário para preenchimento
Orientação para Preenchimento do formulário

Curso de Captação de Recursos

Curso de Produção Cultural

Compartilhar/Favoritos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>