Entradas com a tag "cultura brasileira"

Os problemas da produção cultural no Rio de Janeiro

Postado por em dez 26, 2017 em Agenda | 0 comentários

Os problemas da produção cultural no Rio de Janeiro

Cultura é motor de desenvolvimento. Tem uma dimensão econômica, social e simbólica que a torna fundamental para a sociedade — resume Eliane Costa, coordenadora de MBA em Bens Culturais, da FGV. Mas a crise, como em outros setores, chegou fazendo estrago nos orçamentos. A Secretaria Municipal de Cultura teve um corte drástico na verba para fomento: a previsão da gestão Eduardo Paes era de R$ 25 milhões, mas ficou em apenas R$ 15 milhões. O audiovisual, maior destaque da cena cultural carioca, passa ao largo da crise. — É a área da cultura mais evoluída economicamente — resume Thamilla Talarico, especialista em economia criativa da Firjan, a Federação...

Ler mais

Mapa dos Festivais de Cinema no Brasil

Postado por em set 4, 2015 em Agenda | 0 comentários

Mapa dos Festivais de Cinema no Brasil

ANCINE lança Mapa de Mostras e Festivais A ferramenta terá informações de eventos cadastrados na Agência A ANCINE acaba de colocar no ar o Mapa de Mostras e Festivais no Brasil. A proposta desse espaço é reunir os eventos afins, comunicado à Ancine, que acontecem em todo o país durante o ano. A ferramenta será atualizada periodicamente informando os festivais em andamento, os já encerrados no ano e o os futuros eventos.   O mapa consolida todas as mostras e festivais informadas à ANCINE para fins de isenção do pagamento de CONDECINE – Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional – em relação às obras exibidas...

Ler mais

Foco na Copa do Mundo atrapalha a produção cultural nesse ano

Postado por em mar 24, 2014 em Agenda | 0 comentários

Foco na Copa do Mundo atrapalha a produção cultural nesse ano

Produção cultural do País sofre corte de investimento em ano de Copa Redução de patrocínio em 2014 pode ter reflexos ainda maiores em 2015 Flavia Guerra e Maria Eugênia de Menezes – O Estado de S. Paulo Divulgação ‘Quem Tem Medo de Virginia Woolf’ Os protestos contra a Copa do Mundo, que prometem ocupar as ruas nos próximos meses, também se espraiam pelo setor cultural. Produtores, realizadores e captadores estão preocupados com os efeitos do evento esportivo sobre o cenário artístico das grandes capitais brasileiras. “Conseguir verba está complicado este ano”, acredita o captador cultural José de Lorenzo Messina....

Ler mais

Filme animado “Uma História de Amor e Fúria” ganha melhor prêmio do Festival de Annecy

Postado por em jun 18, 2013 em Agenda | 0 comentários

Filme animado “Uma História de Amor e Fúria” ganha melhor prêmio do Festival de Annecy

Prêmio para animação brasileira no Festival de Annecy é ‘marco de cinema sem concessões’ MATHEUS MAGENTA DE SÃO PAULO O diretor brasileiro Luiz Bolognesi, que levou no sábado o principal prêmio do Festival de Annecy (o maior de animação no mundo), quer que o reconhecimento dado a “Uma História de Amor e Fúria” sirva de marco para um cinema brasileiro autoral e sem concessões comerciais. “Há uma pressão muito grande para que se produza algo que possa ser vendido e comprado, mas arte não é isso. O prêmio em Annecy [na França] mostra que ainda podemos sonhar com projetos autorais”, afirmou à Folha. Ao custo total de...

Ler mais

Cinema Brasileiro : O Brasil precisa diversificar a produção para brigar com blockbusters

Postado por em mar 18, 2013 em Agenda | 0 comentários

Cinema Brasileiro : O Brasil precisa diversificar a produção para brigar com blockbusters

Para participantes de encontro da indústria em Florianópolis, Brasil precisa produzir mais filmes e de gêneros diferentes para ampliar participação de mercado Luísa Pécora, iG São Paulo |                   15/03/2013 O dinheiro foi captado, a equipe se formou, tudo deu certo durante as filmagens e na pós-produção. Nada disso garante que um filme brasileiro consiga superar o último obstáculo: chegar até o público. Porque o mercado está dominado por blockbusters estrangeiros, e a ocupação da produção nacional fica entre 10% e 15%. Alcançar uma maior participação desse mercado, conhecida como “market share”, é um dos...

Ler mais