Novos patrocínios para projetos culturais

Postado por em ago 28, 2012 em Agenda | 0 comentários

O Banpará lançou nesta sexta-feira, 24, o edital de seleção de projetos culturais incentivados pela lei Rouanet. O Banco do Estado do Pará pretende investir R$ 1,5 milhão em projetos a serem executados em 2012 e 2013. Apesar de constantemente patrocinar ações e eventos esportivos, sociais e culturais, é a primeira vez que o Banpará abre um edital com a finalidade de patrocínio.

Com o edital, o Banpará pretende atingir vários segmentos culturais e promover esse desenvolvimento em todo o estado. “Sempre apoiamos vários eventos, mas pouca gente sabe como acessar o banco para um possível patrocínio. Com o edital nós tornamos público o nosso interesse e todas as pessoas têm o mesmo acesso aos patrocínios através dessa seleção pública”, explicou Augusto Costa Amorim, presidente do Banpará.

Para participar da seleção o projeto tem que ter aplicação exclusiva no estado do Pará, nas áreas de teatro e dança; livros de valor artístico, literário ou humanístico; música erudita ou instrumental; exposições de artes visuais; e produção de obras cinematográficas de curta e média metragem. Os projetos deverão ser apresentados obrigatoriamente por empresas, sem fins lucrativos e que tenham em seu estatuto a realização de atividades culturais e finalidade social.

“A gente espera que isso mobilize a classe artística do nosso estado. A nossa intenção é utilizar todos os recursos que temos disponíveis pelo incentivo da Lei Rouanet. Temos uma grande expectativa nas inscrições de projetos e na aprovação da maior quantidade possível de atividades culturais que representem todas as regiões do Pará”, concluiu o titular do Banpará.

Os projetos recebidos passarão por duas fases de avaliação. A primeira é de habilitação, que tem caráter eliminatório e avalia os pontos exigidos no edital. A segunda fase diz respeito à qualificação, que irá avaliar características que vão desde a relevância artística e cultural do projeto, à relação custo x benefício e afinidade com os princípios e valores do Banpará, incluindo o que se refere à responsabilidade social. Os projetos selecionados pelo edital serão enviados para o Ministério da Cultura para aprovação.

O resultado de cada etapa será divulgado na internet, no site do Banpará e no Diário Oficial do Estado do Pará. As inscrições acontecem de 27 de agosto a 25 de setembro. O edital completo e os formulários para inscrição podem ser acessados no site www.banparanet.b.br.

Fonte:www.agenciapara.com.br

Compartilhar/Favoritos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>