Produção Cultural : MinC lança programa de projetos culturais no Rio de Janeiro

Postado por em jul 16, 2015 em Agenda | 1 comentário

Incentivo

Os focos são em formação de agentes, organização de sistemas e implantação de espaços culturais municipais
por Portal BrasilPublicado: 16/07/2015 10h15Última modificação: 16/07/2015 10h15

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Institucional, lançou na tarde desta quarta-feira (15 de julho), em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a nova etapa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec), com abertura de edital para qualificação da infraestrutura local e curso de formação de gestores.

O Padec tem como objetivo apoiar projetos culturais em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro, exceto a capital. O programa atende parte das estratégias estabelecidas no Plano Estadual de Cultura, uma das peças integrantes do Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.

A solenidade de lançamento, realizada no Palácio da Guanabara, contou com a presença a presença do Ministro da Cultura em exercício, João Brant, e do governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

A edição 2015 do Padec terá como foco três linhas de ação para o desenvolvimento da cultura no estado. Uma delas é o Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais, que irá funcionar a partir de parcerias com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e a Fundação Cecierj. O objetivo é qualificar 390 alunos, entre gestores públicos municipais de cultura, conselheiros municipais de cultura, agentes e animadores culturais, com acompanhamento de tutores, professores, e equipe pedagógica, e um grupo de até 2 mil alunos, na modalidade livre MOOC (Curso massivo aberto online – Massive Online and Open Course).

Além de qualificar seus gestores, os municípios poderão apresentar propostas para melhoria de equipamentos culturais como teatros, cineclubes, espaços multiuso e de cinema.

Padec
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec) foi criado em 2010, destinado a financiar projetos propostos pelos órgãos de cultura dos municípios, com parte de recursos próprios do Tesouro do estado e outra parte oriunda de um convênio firmado com o Ministério da Cultura. Ao todo, foram firmados convênios com 65 municípios, que puderam contar com o Escritório de Apoio à Produção Cultural para produzir os projetos desde sua conceituação até a etapa de prestação de contas.

Fonte: Portal BrasilMinistério da CulturaSecretaria de Cultura do Rio de Janeiro e Governo do Rio de Janeiro

Compartilhar/Favoritos

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>