História da Imigração Alemã no Brasil

Dirigido por Carlos Guimarães de Matos Jr, esse documentário correu 18 cidades, 5 estados para contar a saga da imigração alemã no Brasil.

Não há o que se discutir sobre a importância da imigração alemã no Brasil.

O Sul do Brasil é muito louro!

 

Na verdade, os primeiros imigrantes vieram para defender a Independência do Brasil. Quando D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil, Portugal, bastante contrariado por essa atitude, chama de volta todos os seus soldados, inclusive a guarda pessoal do Imperador.

D. Pedro I sabia que havia no Brasil muitos portugueses ainda leais à Coroa Portuguesa e, com medo de uma insurgência da parte deles, pede à sua mulher D. Leopoldina, que era da Alemanha, que providenciasse a vinda de soldados alemães para montar o sua guarda pessoal.

Assim, em 1824, começa a saga de um povo que fez do sul do Brasil um dos melhores locais para se viver, onde a cultura alemã manifesta-se em todos os setores da sociedade, na cor dos cabelos, sobrenomes, comida, dança, religião, arquitetura e, principalmente, no artesanato. Além disso, a imigração está por trás da grande industrialização da Região Sul.

Para a produção do documentário, diversos museus foram visitados, diversos historiadores, entrevistasdos e muitos imigrantes deram seus depoimentos.

É, sem dúvida, o mais importante trabalho em vídeo sobre esse tema.

Esse filme explica o sul do Brasil com seus costumes, sua cultura e sua arquitetura tão diferente do resto do país.

Assista ao trailer do documentario no link abaixo:

http://youtu.be/t4FEMHZ76g8

Compartilhar/Favoritos