CIC – Cinema International Corporation

 

 

 

 

Cinema International Corporation – CIC

A CIC era uma grande corporação, responsável pela distribuição de 3  multinacionais de cinema (Paramount, Metro, Universal) no mercado externo.

Dentro dos Estados Unidos, essas empresas continuavam independentes, mas a CIC era a representação delas fora dos Estados Unidos.

Era a maior empresa de cinema do mundo,  tanto em produção como em distribuição internacional.

Com sede em Londres, ela estipulava a política de distribuição internacional de seus filmes, tanto para cinema como TV,  para todos os países fora dos Estados Unidos, e estipulava também a política de eventual produção ou co-produção em algum país.

Carlos Guimarães de Matos Jr. foi convidado pelos CEOs da CIC, Arthur Abeles e Henri Michaud, para criar o departamento de produção de filmes de longa metragem no Brasil. Até então, não havia departamentos de produção de filmes na CIC.

Cinco filmes de longa metragem foram produzidos por Carlos nessa função. Filmes brasileiros, estórias brasileiras, técnicos brasileiros, artistas brasileiros.

Nesses filmes, a CIC era a produtora principal, com maior participação acionária no filme e com total responsabilidade na produção.

Foram eles: A Extorsão, Motel, Tangarella, O Pai do Povo e Otália da Bahia.

Foram filmes de importantes autores, como Jorge Amado, Rubens Fonseca, Lula C. Torres, Jô Soares , Alcino Diniz, entre outros.

A CIC também participou de forma minoritária em diversos filmes brasileiros, tanto na produção como na distribuição.

A CIC Brasil , através de seu departamento de produção,  também dava suporte para eventuais co-produções ou mesmo produção internacional que viesse filmar cenas no Brasil. Nesse caso, Carlos Guimarães atuava com Line producer (produtor local)

Com a saída de Carlos Guimarães da CIC,  para montar sua própria produtora, a Carlos Guimaraes Produções Cinematográficas, esse departamento ficou sendo gerido pela área comercial  e logo depois a CIC  tomou a decisão de encerrar esse formato.

 

Compartilhar/Favoritos