Hino Nacional Brasileiro, o canto das crianças

Hino Nacional Brasileiro, o canto das crianças,

 Documentário de 50 minutos, dirigido por Carlos Guimarães de Matos Jr. Esse filme apresenta 400 crianças de todas as partes do Brasil, de norte a sul, leste a oeste, cantando e interpretando as difíceis palavras que compõe a letra do Hino Nacional Brasileiro

São diversas as escolas que participaram, cada qual representando aspectos simbólicos e culturais do país. Escola da cidade do Chuí, na fronteira do Brasil com o Uruguai, ponto extremo sul do Brasil, escola da cidade de Joinville, de Santa Catarina, núcleo de imigrantes alemães, escola da desenvolvida cidade de Curitiba, escola da cidade de São Paulo, grande megalópole brasileira, escola da cidade Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, escola da cidade de Tiradentes, berço de nosso maior Inconfidente, escola de Salvador, cidade caracterizada pela cultura afro,  escola da cidade de Bela Vista, Mato Grosso do Sul, fronteira com o Paraguai, escola de Brasília, nosso Distrito Federal e, finalmente, uma escola na foz do Rio Amazonas, na ilha de Jutuba, com alunos de famílias indígenas.

Todos cantam o Hino e participam de uma discussão sobre os significados das palavras conceituais do Hino Nacional, como igualdade, liberdade, esperança, futuro, pátria, povo heroico, sol da liberdade, glória do passado, dentre muitas outras questões, como, por exemplo, a tentativa de compreensão do significado de palavras como Retumbante, Resplandecer,  Impávido, Fulguras, Plácidas, Penhor, Límpido, Florão, Lábaro, Garrido, Colosso.

A música do Hino Nacional é executada de 10 formas diferentes. Em cada cidade, o arranjo é diferente. São Paulo está ao ritimo do Rock, em Minas como coral, em Curitiba o Hino é executado ao som do piano, na Bahia, ao som da batida do berimbau, e assim por diante.

Por seu valor educativo, esse documentário até hoje é adquirido por inúmeras prefeituras e escolas para exibição aos seus alunos.

Assista ao trailer do documentário abaixo no youtube:

http://youtu.be/dtcP9B6m06o

 

 

Compartilhar/Favoritos