Youtubers profissionais fazem fama e sustento no site de vídeos

Plataforma chega aos dez anos reunindo produtores de conteúdo dedicados a ela

POR THIAGO JANSEN

Empresário Felipe Neto é ícone do movimento de profissionalização do YouTube: hoje, é dono da própria rede de canais, a Paramaker – Divulgação
 

RIO – Ao chegar aos dez anos no ar, o YouTube não só coleciona casos de pessoas que “viralizaram” de forma involuntária na web, mas também o de usuários que nele viram um espaço para projetar a sua criatividade profissionalmente. Tratam-se dos youtubers que, por meio de uma rotina de produção consistente, conseguem tirar sustento e projeção da plataforma, atrair anunciantes e fãs, e alcançar centenas de milhares de visualizações a cada novo vídeo publicado.

Um dos ícones deste fenômeno, o carioca Felipe Neto começou a criar conteúdo para o site em 2010, quando deu início ao seu canal “Não faz sentido”. Nele, publica vídeos em que, encarnando um personagem revoltado, esbravejava sobre assuntos diversos — da série de livros “Crepúsculo” a carnaval. Em 2012, o jovem, então de 24 anos, alcançou um milhão de inscritos no site e, pouco tempo depois, criou a sua própria rede de canais do YouTube (network), a Paramaker.
Nesse meio tempo, Neto estrelou campanhas publicitária, foi chamado para criar e participar de programas de TV, palestrou em eventos diversos e, por onde vai, arrasta uma legião de fãs.
— Antes do YouTube, eu buscava algo novo, um entretenimento novo. Depois, o site se tornou a minha vida. A Paramaker é voltada para site, o meu canal é no site, a Parafernalha (canal de humor) também. Tudo que eu faço hoje tem a ver com a plataforma e essa nova forma de se fazer entretenimento, que é o meu grande objetivo — afirma ele.
Criadora do canal 5inco Minutos, Kéfera Buchmann, de 22 anos, é outra que fez a sua fama no site de vídeos do Google. Com mais de 4 milhões de inscritos em seu canal, a curitibana tornou-se uma webcelebridade brasileira, atraindo a atenção de anunciantes e convites para programas de TV.
— O site significa a minha vida. Mesmo. Tudo mudou pra mim desde que comecei meus vídeos nele. Não achei que fosse chegar tão longe com o canal e hoje ter o quarto maior canal do YouTube brasileiro. Logo eu, que acompanhava o site desde o começo, saber que eu faço parte de uma lista seleta é uma honra. Fico realmente feliz e orgulhosa — diz a jovem.
Para Pedro Curi, coordenador do curso de pós-graduação de produção em audiovisual da ESPM-Rio, o YouTube popularizou-se por, entre outros motivos, permitir às pessoas um espaço de armazenamento gratuito para vídeos, o que acabou atraindo os interessados no formato.

 

— O site trouxe essa possibilidade de colocar para o mundo o que as pessoas produziam, estimulando a criação de novos conteúdos — explica Curi. — E aí você tem o caso daqueles que se profissionalizaram a partir do site, elevando os limites do seu uso e gerando toda uma cadeia de produção, com canais, networks e anunciantes.
PERSONALIDADES INFLUENTES
Fundadora do site de cultura digital YouPix, Bia Granja afirma que, diante da explosão de popularidade de alguns youtubers, o mercado publicitário e as marcas perceberam uma nova forma de atingir seus públicos-alvo:
— As marcas querem estar onde o público está, e o YouTube agora é um desses espaços. E como diversos influenciadores nas redes sociais hoje são youtubers, são esses caras que as empresas vão procurar quando querem fazer uma ação na web.
Cofundador do site Jovem Nerd, Deive “Azaghal” Pazos afirma que decidiu criar a sua própria network em 2013, ao perceber que poderia aplicar o modelo de negócios do seu site à produção de vídeos na plataforma. Assim, junto com os sócios Alexandre “Jovem Nerd” Ottoni e Guga Mafra, ele deu início a Amazing Pixel, que já reúne 25 canais e tem planos de chegar a cem este ano.
— Como blog, estávamos percebendo que o nosso público estava envelhecendo conosco. Quando passamos a atuar no site em nosso canal, e depois com a network, passamos a atrair uma audiência mais jovem. Desde então, renovamos no nosso público na faixa etária entre 12 e 18 anos em cerca de 25%.
PRIMEIRO YOUTUBE SPACE DO PAÍS
Atento ao fenômeno da profissionalização dos produtores de vídeos on-line no Brasil, o YouTube inaugurou há pouco menos de seis meses o primeiro YouTube Spacedo país — um lugar onde criadores podem utilizar estúdios e equipamentos de gravação, participar de cursos e colaborar para conteúdos. A iniciativa já está presente em Los Angeles, Londres, Tóquio e Nova York e, agora, em São Paulo.
Para o Alvaro Paes de Barros, diretor da plataforma no Brasil, a evolução do site em seus dez anos de vida pode ser medida pelo surgimento de canais de qualidade e iniciativas de fomento a esse tipo de conteúdo:

 

— Tivemos o surgimento de canais como Porta dos Fundos, Manual do Mundo e o da Camila Coelho, entre outros. A RioFilme, que talvez é a agência fomentadora do audiovisual no país, abriu uma linha de incentivo de R$ 1 milhão para o fomento de produção audiovisual on-line — comenta ele. — E, claro, tivemos a abertura do YouTube Space em São Paulo, que fomenta a criação de conteúdo de qualidade.
No entanto, se engana quem pensa que para enriquecer a partir do site basta criar um canal nele. Quem alerta é Felipe Neto:
— O YouTube é uma plataforma criada para quem tem criatividade e muito, muito empenho. A pessoa precisa entender que o dinheiro vai ser uma consequência de passar horas por dia pensando naquilo, no que fazer, e fazendo — explica Neto. — Não entre no YouTube porque você ama ganhar dinheiro, mas porque você ama fazer conteúdo.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/youtubers-profissionais-fazem-fama-sustento-no-site-de-videos-16038819#ixzz3ZTEMrsmx
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