Festival de curtas-metragens apresenta 350 filmes em São Paulo

Mostra reúne títulos de 52 países em salas de cinema e ruas paulistanas.
Mais de 3.600 pessoas enviaram suas produções para o festival.

 Do G1 São Paulo
Até o dia 30 de agosto, o 26º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo irá passar cerca de 350 filmes de 52 países nas salas de cinema e nas ruas capital paulista. O tema deste ano é “mobilidade urbana”. As produções foram selecionadas em meio a mais de 3600 inscritos, além de títulos convidados. Nesta edição, o festival recebeu inscrições de mais de 600 curtas-metragens nacionais.
Serão quatro programas principais na programação: “Vélo”, uma seleção de Clermont-Ferrand, na França, que revela o lado libertador da bicicleta; “Mobilidade Humana”, com aventuras vividas em diferentes trajetos; e mais duas mostras curadas pelos realizadores do curta “E”,  “Carro – um Trajeto” e “Personagens em Deslocamento”
Entre os programas especiais, está uma mostra de fotofilmes, um programa que comemora 50 anos da escola argentina ENERC, com obras de ex-alunos como Fabián Bielinsky (“Nove Rainhas”), e curtas da grife Miu Miu dirigidos por realizadoras como Lucrecia Martel e Miranda July.
O evento é dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, com chancela do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras e da Sabesp. A programação acontece em diversas salas de cinema – MIS, CineSesc, Cinemateca, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Cinusp  e espaços do Circuito Municipal de Cultura – e, neste ano, também nas ruas da capital paulista.
A programação também é dividida nas tradicionais mostras Internacional, Latino-americana, Programas Brasileiros e Programas Especiais. A lista de filmes selecionados pode ser consultada no site.
Do Brasil
Dentro do festival, a Mostra Brasil traz 51 filmes de 15 estados brasileiros e revela uma safra bem politizada, reflexo da efervescência política vivida no Brasil e no mundo.
São exemplos como o filme gaúcho “O Teto Sobre Nós” (com direção de Bruno Carboni), uma ficção filmada dentro de uma ocupação sob ordem de despejo; o documentário “Um Dia” (de Angelo Deganti), do Rio de Janeiro, inédito no Brasil, que acompanha um dia na vida do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL); e o carioca “Uma Família Ilustre”, que marca o retorno da diretora Beth Formaggini ao curta para apresentar o relato confessional de um ex-delegado responsável dar fim a corpos de mortos pela ditadura no Brasil.
Também participam a animação “Mobios” (de Carlos Eduardo Nogueira), que faz estreia mundial no festival, e “Go Estudo Pro”, de São Paulo, que tem o veterano Domingos Oliveira ao lado dos realizadores Felipe Roque e Luca Pougy.
A mostra reúne 29 curtas oriundos da capital, interior e litoral de São Paulo. Entre os destaques “Command Action” (João Paulo Miranda), que foi rodado em uma feira popular de Rio Claro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui