A realidade da área cultural esteve sujeita a severas mudanças nas últimas décadas, principalmente a partir do surgimento de instituições, coletivos e indivíduos que ajudaram a profissionalizar e criar novos valores ao setor. Por isso, foi lançado um Guia Brasileiro de Produção Cultural (2013-2014) das edições Sesc. O evento ocorreu na quinta-feira (23), às 19h na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, em São Paulo.

 

  Folheto do lançamento do Guia 2013/2014.

Diante de um cenário renovado em possibilidades, o Guia brasileiro de produção cultural se consolidou como referência tanto para profissionais de longa data quanto para novatos, que veem neste campo um ramo rico em oportunidades de negócios.
A versão 2013-2014 do guia chega ao público por meio das Edições Sesc SP, parceira da publicação desde sua segunda edição.
Em primeira instância, há de se considerar a existência de atores primordiais ao ‘fazer cultural’ contemporâneo: a figura dos gestores e produtores culturais estão cada vez mais em evidência, com papéis amplificados tanto nas questões burocráticas e de business, quanto na percepção de novas demandas e formação de elo entre os “fazedores” de cultura e o público.
A cada capítulo do Guia, Cristiane Olivieri e Edson Natale trazem detalhes sobre etapas da produção cultural com comentários e declarações de personalidades com vasta experiência na área. Planejamento, Questões jurídicas, Questões financeiras, Projetos e financiamento à cultura, Comunicação e Produção são passos destacados, que se unem ao apontamento de caminhos e perspectivas, direitos e fundamentos que determinam o “o quê” e o “por quê” de tais tarefas no âmbito da produção cultural.
O Guia brasileiro de produção cultural 2013-2014 constitui uma compilação de temas fundamentais ao setor, mergulhando a fundo nos desafios do ramo cultural. Destaque para imersão em assuntos como Economia Criativa, que vem ganhando espaço como modalidade e que une cultura e negócio com bases na produção criativa; assim como toda gama de informações necessárias para manutenção e adequação de projetos culturais às normas vigentes, que vão desde direitos autorais até legalização do uso de espaço para shows e apresentações.
A obra evoca a atual situação de nosso país, que se consolidou como protagonista tanto no âmbito econômico quanto na produção cultural, gerando uma melhor organização das entidades da área e seus profissionais. No capitulo ‘Guia + 20!’ o livro expõe entrevistas com diversos produtores culturais participantes da transformação ocorrida no Brasil, contando detalhadamente o que se passou, como evoluiu o processo cultural nos últimos vinte anos, além de discorrer sobre o que se pode esperar dos próximos vinte anos.
A obra contempla participações de consultores e entrevistados, sendo eles: Dedé Ribeiro, Felipe Lindoso e Roberto Tranjan (Planejamento), Ana Carla Fonseca e Fernanda Feitosa (Economia Criativa), Carol Gracia, Carmina Orival Francisco, Maria de Fátima Ferreira de Freitas e Martha Macruz de Sá (Questões Jurídicas), Fernando Burihan Yazbek, Luciana Esther de Arruda, Luciana Rangel e Silvia Regina Dain Gandelman (Direito de Autor), Célia Cruz, Lucimara Letelier e Willian Galdino (Instituições Culturais), Ester Galha Santana e Ricardo Chamon (Questões Financeiras), Carolina Bellini Garcia, Raí e Willian Galdino (Projetos e Financiamento à Cultura), Cris Brito, Flávio Paiva e Maurício Magalhães (Comunicação), Ana Helena Curti, Christine Liu, João Carlos Couto, Marcelo Monzani, Pedro Mendes da Rocha, Rose Vermelho, Rossana Decelso e Rubens Matuck (Produção). Ficha técnica Editora: Edições Sesc SP ISBN: 978-85-7995-054-4 Páginas: 368 p. Valor: R$ 49,00
Serviço Lançamento realizado com sessão de autógrafos Dia 23 de maio de 2013, Livraria Martins Fontes Av. Paulista, 509 | (
Fonte: Sesc SP Comunicação / http://www.vermelho.org.br

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