Música: Festival de Inverno de Campos do Jordão seleciona jovens músicos

Postado por em mai 21, 2013 em Agenda | 0 comentários

Estado abre 144 bolsas para músicos com idades entre 14 e 30 anos. Escolhidos participarão de cursos e se apresentarão na alta temporada.

Carlos Santos   Do G1 Vale do Paraíba e Região
Bolsista do Festival de Inverno de Campos do Jordão (Foto: Arquivo Pessoal/ Ana Clara Andrade)Ana Clara Andrade (à esq.) participou de três edições do festival de inverno e irá tentar novamente uma vaga como bolsista. (Foto: Arquivo Pessoal/ Ana Clara Andrade)

Além de embalar as férias de inverno dos turistas que costumam visitar Campos do Jordão (SP), o Festival Internacional é também uma oportunidade de jovens músicos ingressarem em grandes espetáculos. Em sua 44ª edição, o festival seleciona 144 bolsistas para compor a orquestra que irá se apresentar nesta temporada, que começa dia 29 de junho.

O festival oferece bolsas de estudo para os cursos de instrumento, canto, composição, regência, prática de orquestra e música de câmara para alunos com idade entre 14 e 30 anos. Ao todo, são 144 bolsas de estudo, sendo 25 destinadas a instituições estrangeiras e 119 para inscrições individuais.

Ana Clara de Andrade, de 24 anos, que toca oboé, participou de três edições como bolsista e, em 2012, ganhou uma bolsa com uma instituição conveniada com o festival por ter se destacado durante as atividades. Neste ano, ela tentará novamente a bolsa.

“É um nervosismo peculiar se apresentar na orquestra desse festival. Para mim sempre foi desafiador. Uma experiência que nos mantém em contato com um público internacional, além de músicos e estudantes de excelentes níveis. É o típico evento que quando acaba você já está na contagem regressiva para o próximo”, afirmou ao G1.

Além do aprendizado, ela destaca que a oportunidade ajudou muito em sua carreira na música. “Profissionalmente esse festival foi o pontapé inicial. Tocar na orquestra apenas me deu a certeza de que seria esse o caminho que gostaria de seguir e foi acontecendo de uma maneira perfeita”, relembra.

Bolsista do Festival de Inverno de Campos do Jordão (Foto: Arquivo Pessoal/ Ana Clara Andrade)Ana Clara afirmou que a oportunidade no festival auxiliou em sua carreira na música. (Foto: Arquivo Pessoal/ Ana Clara Andrade)

Por sua experiência em três edições, Ana Clara incentiva jovens músicos a participarem de atividades como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. “Festivais de música são oportunidades únicas. E o aglomerado de excelentes músicos, profissionais, artistas e aulas a que temos acesso não há preço”.

As inscrições para os bolsistas via correio terminam nesta segunda-feira (20). Via internet os candidatos podem se inscrever até a próxima sexta-feira (24). O candidato deve preencher uma ficha de inscrição e enviar vídeos com trechos de obras para o seu curso. Para o curso de composição, o interessado deve enviar de uma a três composições de sua autoria.

Os selecionados vão participar do curso entre 29 de junho a 21 de julho. A bolsa de estudos consiste em transporte de ida e volta entre São Paulo e Campos do Jordão e traslados em Campos do Jordão, hospedagem, refeições, aulas, palestras, acesso a todos os concertos realizados durante o Festival e participação em concertos de música de câmara.

Ao final do festival, será entregue um certificado de participação aos bolsistas que apresentarem 100% de presença nas atividades pedagógicas propostas.
Festival de Inverno O 44º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão acontecerá entre os dias 29 de junho e 28 de julho. A coordenação artístico-pedagógica desta edição será de Fabio Zanon, violonista, regente e escritor. A regente principal da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paul (Osesp), Marin Alsop, atuará como consultora artística, auxiliando no planejamento, na indicação de convidados (professores e artistas), também ministrará cursos de regência e palestras e regerá a Orquestra Acadêmica nas últimas semanas nos concertos de encerramento.

Fonte : http://g1.globo.com/sp/

Compartilhar/Favoritos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>